terça-feira, 24 de agosto de 2010

TURQUIA - Onde Natureza, Religião, História e Geografia se encontram

A Turquia não estava no topo da minha lista de desejos de viagens, mas estava na da minha filha Nani, que me levou até lá. Este país me conquistou e surpreendeu pela a sua natureza, história e religião de vários povos, geografia privilegiada, grande parte na Ásia e um pedacinho na Europa, com os Estreitos de Dardanelos e Bósforo ligando os mares Egeu, de Mármara e Negro, além de uma cozinha e doces maravilhosos!!!












Um pequeno aperitivo da nossa viagem a Turquia:


A esquina do mundo em Istambul: encontro da Europa, Ásia, Chifre de Ouro, Estreito de Bósforo e Mar de Mármara


O Mar Egeu em Gallipoli

O Estreito de Dardanelos - a Ásia é logo ali

As ruínas de uma das várias Tróias

Templo de Trajano em Bérgama

Biblioteca de Celsus em Éfeso

Paganismo (Ruinas do Templo de Artemis), Cristianismo (Basílica de São João), Islamismo (Mesquita Isa Bey) e a fortaleza otomana no Monte Ayasuluk em uma única foto em Selçuk

O anfiteatro de Hierápolis

Os terraços de travertino em Pamukkale

A paisagem surreal da Capadócia

Europa, Ásia, Estreito de Bósforo e Mar Negro vistos da fortaleza na vila de Anadolu Kavagi, no lado asiático do Bósforo


PLANEJAMENTO

As primeiras sementes para esta viagem foram plantadas em Outubro de 2007 pela reportagem "Viagem Intergaláctica" da revista Viagem e Turismo e pelo relato de Istambul feito por Zeca Camargo no seu livro A Fantástica volta ao mundo.

 Em 10 de Março de 2009 a reportagem do suplemento Viagem & Aventura do Estadão, "Turquia - Um país, dois mundos", veio colocar mais lenha na fogueira. O cheque mate ficou por conta da minha filha Nani, que decidiu passar suas férias lá, acompanhada da sua melhor agente e companheira de viagens (eu, é claro).

Decidido o destino e a data (06 a 20 de Junho de 2010) iniciamos as pesquisas e reservas. Utilizamos o guia DK Eyewitnes Travel – TURKEY. Foi muito útil também o guia de bolso ISTAMBUL - Seu Guia Passo a Passo da PubliFolha. Uma espiada no 1000 Lugares para Conhecer antes de Morrer da Patrícia Schultz para conferir o que não poderíamos deixar de ver. Utilizamos a versão web do Frommers, o Turkey Travel Planner, e muitas dicas da blogosfera capitaneada por Ricardo Freire.
Este pessoal também escreveu e nos forneceu dicas preciosas sobre a Turquia e Istambul. A todos o nosso agradecimento:  EmíliaRegina e o Douglas, ArnaldoFê Costa, Sílva OliveiraMaurílioCarmem Sílvia e As Viajantes. Fred e a Natalie nos ajudaram, com um passo a passo excelente, a documentar o roteiro com o Google maps.

Algumas leituras, como Istambul de Orhan Pamuk (Premio Nobel de Literatura), A Ponte das Turquesas de Fernanda de Camargo-Moro e O Último Trem para Istambul de Ayse Kulin nos ajudaram a conhecer melhor este país e sua mais importante cidade. Por sinal, vimos muita gente nos aeroportos da Turquia com o livro Istambul em vários idiomas nas mãos. 




A parte aérea fizemos com a Turkish (na foto sobrevoando o continente africano, que também está na minha listinha de lugares a serem visitados). Utilizamos milhas da Star Alliance para a passagem da Nani. Para a minha, que queria fazer uma escala de 10 dias na volta em Lisboa, tinha voo direto de São Paulo a preço competitivo. Comprando o trecho interno da Europa junto com o trecho internacional, ficou com preço semelhante ao das companhias Low Cost, com a vantagem da franquia de bagagem internacional. As desvantagens: pagamento somente à vista e a volta de Lisboa precisou ser via Istambul. Tudo foi acertado diretamente com o escritório da Turkish em São Paulo por telefone e internet. Usei também o site  internacional para os web check-in. Os trechos internos foram reservados pela agência turca, e ficaram bem mais baratos do que se estivessem sido comprados aqui juntamente com o trecho internacional.

Para a parte terrestre encontramos pela internet duas agências turcas, a Argeus Tourism & Travel e a Insight Travel, citadas no Frommers e devidamente checadas no Trip Advisor. Encontrei atendentes muito atenciosas, respectivamente a Cintia (uma brasileira que nos atendeu em português) e a Rina (esta só em ingles). Ambas nos ajudaram a viabilizar o roteiro que queríamos, sempre respondendo nossas questões em menos de 24 horas. A Argeus é uma agência mais especializada na Capadócia e tem seu forte em tours individuais. A Insight trabalha com pequenos pacotes, que podem ser compostos a critério do cliente, criando um roteiro personalizado.
Desta vez a nossa agente de viagens brasileira, a Gi Lo Schavio, providenciou somente os seguros, mas com a mesma dedicação e competência dispensadas nas minhas viagens anteriores.

Depois de dezenas de e-mails trocados, nosso roteiro ficou assim: Istambul (3 noites), Galippoli, Canakkale (1 noite), Tróia, Bérgama, Kusadasi (2 noites), Éfesus, Hierápolis, Pamukkale, Capadócia (4 noites) e novamente Istambul ( 3 noites).



Visualizar Viagem Turquia em um mapa maior

Confesso agora que senti uma certa insegurança em contratar toda a parte terrestre e vôos internos com agências locais turcas, sem ter para quem reclamar aqui no Brasil se alguma coisa desse errada. Mas foi a única maneira de visitarmos tudo o que queríamos no intervalo de tempo que tínhamos. Para ficarmos mais tranquilas, mesmo com as resenhas positivas a respeito das duas agências no Trip Advisor, confirmei todas as reservas no site da própria Turkish e enviei e-mail para todos os hotéis reservados pelas agências para confirmar que haviam sido mesmo feitas. Só não conseguimos verificar com antecedência os transfers, mas eles estavam lá, nos lugares e horários combinados.

Se indicaríamos estas agências? Sim...
A Argeus foi quase perfeita. Apenas o guia da Capadócia, que desde o primeiro dia fez trocas e inclusões no roteiro, gerou um certo stress no último dia, pois alguns lugares não haviam sido visitados (segundo ele estavam em restauração e foram substituídos por outros).
A Insight Travel poderia melhorar os almoços e tirar a "pegadinha" de visitar uma fábrica de tapetes no meio do caminho entre Bérgama e Kusadasi.
A Gi Lo Schavio foi, como sempre, impecável.

Próxima escala: Istambul - Santa Sofia, Cisterna da Basílica e Dervixes na Estação Sirkeçi